Instituto Pensar - Bolsonaro fará pronunciamento em rede nacional nesta segunda (7)

Bolsonaro fará pronunciamento em rede nacional nesta segunda (7)

por: Nathalia Bignon 


(Foto: Reprodução)

Para driblar o cancelamento do tradicional desfile de 7 de setembro ? vetado este ano em razão da pandemia do coronavírus ? o governo preparou uma programação reduzida de atos para esta segunda-feira (7).

Pela manhã, às 10h, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participa da cerimônia do hasteamento da bandeira em frente ao Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República. Mais tarde, às 20h, ele fará um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV. O próprio Bolsonaro divulgou a programação em suas redes sociais.

No discurso, o presidente deve seguir o tom dado pela campanha iniciada há uma semana pelo Planalto, na qual exalta o patriotismo e o heroísmo do povo brasileiro. Na noite do domingo, pouco antes de divulgar a agenda deste 7 de setembro, Bolsonaro também fez menção à facada sofrida há dois anos, em Juiz de Fora (MG). Assim, é possível que ele também recorde o fato em sua fala.


Além da cerimônia oficial, com a execução de hinos, também haverá a tradicional apresentação da Esquadrilha da Fumaça. A TV Brasil também terá uma programação especial, com transmissão da cerimônia a partir das 9h.

Um grupo seleto de convidados deve acompanhar o mandatário durante a comemoração. Na lista, estão o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP), além de ministros de Estado.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também foi convidado, mas recusou o convite após o desentendimento entre ele e o ministro da Economia, Paulo Guedes, se tornar explícito na última semana. De acordo com a assessoria de Maia, ele está no Rio e só deve retornar à capital federal no fim desta segunda. Em 2019, ele também não compareceu ao desfile de 7 setembro porque estava em viagem ao Catar.

O cancelamento dos desfiles deste ano foi determinado pelo Ministério da Defesa há cerca de um mês. Na portaria, a pasta destacou que, por causa da pandemia, não é recomendável pelas autoridades sanitárias "a promoção de eventos que possam gerar aglomerações de público, devido ao risco de contaminação?. "As condições atuais indicam que tal recomendação deva ainda vigorar durante o mês de setembro, abrangendo, assim, o período de celebração do 198.º Aniversário da Proclamação da Independência do Brasil?, afirma o documento.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: